Miniempresa

A Associação Junior Achievement promove semestralmente entre as escolas associadas um programa chamado Miniempresa. Nesta, alunos do segundo ano tem a oportunidade de conhecer um pouco mais a fundo o mundo dos negócios, desde a organização até a produção. Participei desse programa em 2004 e hoje, 2007, participo novamente mas do lado dos orientadores da piazada. Adviser Jr. é o meu cargo. Ao lado dos Advisers (que são pessoas já estão bem colocados no mercado de trabalho) eu passo a experiência de quem participou da Miniempresa há “pouco” tempo.

Já me perguntaram algumas vezes a troco de que eu aceitei fazer parte dessa bagunça. Por que eu, um acadêmico da UFRGS, me sujeitaria a participar de um programinha de colégio? Digo-lhes que a questão é simples:

  • Ao contrário de muitas pessoas, que estavam loucas para sair do inferno do colégio, eu sempre gostei desse ambiente escolar. Para mim é um prazer estar lá no Colégio Marista Champagnat junto com a gurizada.
  • Um trabalho voluntário, apesar de não ser pago (como já diz o nome) pode muito bem ser lucrativo para a pessoa: experiência. Além de que a troca de conhecimentos nunca é unidirecional: ensinamos e aprendemos simultaneamente.

Agora é seguir até o fim do programa, divertindo-se e aprendendo.

Uma resposta para “Miniempresa

  1. O projeto da Junior é bastante interessante e eu, como adviser, participei durante 3 anos. Mas só tem resultado válido quando for muito bem conduzido pela sua direção. Saí pois presenciei que o dinheiro dos patrocinadores estava falando mais alto que a criatividade dos alunos.

Deixe uma resposta

