Melhor álbum

Talvez Sgt. Pepper’s, dos Beatles, não seja o melhor álbum do mundo. Muito menos Californication do Red Hot Chili Peppers. Talvez até os irlandeses do U2 tenham passado longe nesse quesito. O melhor álbum do mundo está em nosso país, em nosso estado, na nossa cidade.

Bom, não é a toa que Nei Lisboa aparece na primeira colocação dos cantores mais ouvidos da semana por mim ali do lado: ele é o autor do melhor álbum do mundo. Considero Hi-Fi, dele, o melhor álbum do mundo.

Lançado em 1998, Hi-Fi pode ser considerado uma coletânea escolhida a dedo por Nei Lisboa, contendo versões próprias. Com isso, desde I Shot the Sheriff (do Bob Marley) até Norwegian Wood (dos Beatles) ganharam nova roupagem. Quanto a essas novas versões, duvido muito que Paul Simon fosse reclamar ao ouvir a “That’s Why God Made the Movies” presente em Hi-Fi; também, os caras do America teriam que reconhecer que “Ventura Highway” deu uma melhorada (Mick Jagger que me desculpe, mas “Ruby Tuesday” também entra nessa). Ademais, músicas foram resgatas do fundo do baú, lugar onde nunca deveriam ter ido parar: é o caso de “Walking Away Blues” e “I’m Having a Gay Time” (ambas ainda não descobri o compositor).

Claro que não se pode dar o mérito da composição ao Nei (pois são todas regravações), porém o mérito dele está na idéia: colocando-as todas juntas, de forma que acabasse parecendo que todas músicas sempre pertenceram ao mesmo disco; e na execução: sendo interpretadas de forma séria, porém despretensiosa. Despretensioso é, aliás, um adjetivo que pode descrever bem o disco: é como se este fosse interpretado em um bar de música ao vivo. Em sua maioria, Hi-Fi apresenta algumas canções calmas porém alegres, inclusive com um certo humor. Outras, um tom reflexivo ou pesaroso.

Finalmente, em bar ou em casa, Hi-Fi é, com certeza, um CD para se ouvir do início ao fim, com direito a pedir bis.

5 Respostas para “Melhor álbum

  1. Não me pronuncio quanto ao caráter de melhor da história, mas assino embaixo de toda a apreciação feita por ti. Aí está a essência do rock clássico em uma interpretação singular e de altíssimo nível. Um álbum sem igual. Gostaria de ver ao vivo essas músicas…

  2. Conheço acho que metade das músicas regravadas nesse cd, vou conferir pra ver as novas versões e conhecer as outras, confio no teu gosto musical. Bom, o único porém é que provavelmente não irei concordar que seja o melhor álbum do mundo, provavelmente vou achar de alta qualidade, ainda não encontrei o melhor álbum da história mundial.

  3. Não sei como pode acontecer esse fenômeno com uma pessoa de apenas 18 anos em achar o melhor álbum de um artista que fazia sucesso quando o admirador não era nascido. Devem ter sido parentes ou amigos me outra encarnação. Mas o que digoe é que afirmar “o melhor” é sempre perigoso pois isso coloca em jogo uma enorme experiência e vivência para fazer tal afirmação. Eu sou da opinião de que o melhor sempre está por vir e admiro as melhores bandas que fazem a minha cabeça. Mas não as rotulo de as “the best”.

  4. Coloca um link pro blog velho nesse troço.

  5. Me pergunto se hoje tu ainda diria que é o melhor álbum do mundo. Com certeza é um cd incrível, ótimo, mas realmente, dizer que é o melhor é algo dificílimo. Sorte a nossa que vimos as músicas ao vivo pelo menos uma vez na vida ano passado. Mas talvez mais uns 10 anos – quase 9 – e ele toque-as novamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s