Representatividade

Recentemente estive lendo um livro chamado “O Futuro da Democracia”, de Norberto Bobbio, um senador italiano. Prometi a mim mesmo que faria uma resenha do livro, o qual agradou-me muito principalmente nos primeiros capítulos, em que é abordada mais diretamente a democracia com suas promessas, problemas e oportunidades. Não comecei a fazer a tal resenha, mas aqui me proponho a escrever sobre um tema que é abordado no livro como um dos problemas enfrentados pela democracia. Trata-se do advento da classe política, ou seja, a profissão de político.

No que se considera o surgimento da democracia, na Grécia, não havia esse conceito de representatividade que somos obrigados a enfrentar hoje. Entre alguns motivos, o mais claro para entender é que antes cidades não eram compostas por milhões de pessoas, aí então a democracia podia ser usufruída do seu melhor. Hoje em dia, existem pessoas que pagamos para representar nossos interesses. E é aí que reside o maior perigo. Políticos são pessoas que dependem da máquina democrática instalada para sobreviver. Eleições de 2 em 2 anos movimentam milhões em campanhas publicitárias, e os cargos ganhos geram alguns mil de salários que se tornam ínfimos quando se pensa tudo por fora que rola nos bastidores do poder legislativo.

Acima de estarem nos representando, os políticos estão numa luta para sobreviver. E como não são burros, aliás, muito mais inteligentes do que parece, se juntam para conseguir o que querem. A diferença é que ao contrário de qualquer outra classe de trabalhadores, eles são os únicos que tem um poder direto sobre o país. E é justamente aí que se instaura o detalhe que origina a roubalheira, troca de favores, absolvições absurdas. Podendo roubar, roubam. Podendo se proteger, se protegem. E a nós, resta a indignação.

Uma resposta para “Representatividade

  1. Marcelo Figueiredo Duarte

    A questão da representatividade x luta pela sobrevivência dos políticos está bem evidente nesse caso do Renan Calheiros. Como é possível que a base eleitoral avalie seu candidato se a votação é secreta?? O que ele representa em um caso desses, afinal??

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s