Top 10 Beatles

Beatles é hype. É a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso em Beatles atualmente. Toda essa cultura que se criou recentemente com a elevação da música a níveis de fanatismo criou criaturinhas totalmente aficcionadas pelos rapazes de Liverpool (que hoje ou estão mortos ou quase), como se fossem ontem os anos 60.
Tanto é que meses atrás estreou por aí o filme Across the Universe, trazendo um grupo seleto de músicas que formaram um enredo animal para a película. Considero esse filme, como acredito já ter discutido no blog, uma grande ajuda para a compreensão da obra, ou pelo menos daquelas músicas. O filme dotou-se de uma subjetividade que me fez jogar-me de cabeça naquelas interpretações e fascinou-me por algumas músicas que eu ainda não tinha parado para pensar.
Ponho-me aqui no propósito de fazer um Top 10 Beatles com critérios totalmente subjetivos, como não poderia deixar de ser. São músicas que por situações diversas me viciaram, não necessariamente proporcionalmente à qualidade ou complexidade delas, mas se não, simplesmente, pelo que significaram para mim em algum momento.

1 – Revolution (Single)

Eu já gostava da música, mas com a visão que o filme Across the Universe deu, passei a achá-la muito mais fervorosa dentro do que eu sentia. É uma música de revolta, basicamente. Ocupa o primeiro lugar por sentido cronológico, é a música que eu escuto e arrepia meus pêlos atualmente.

2 – I Saw Her Standing There (Please Please Me)

Da fase dos reis do iê iê iê, twist muito pegado. Curto demais essa música pela simplicidade e pela alegria que ela me passa. Puro êxtase!

3 – Good Day Sunshine (Revolver)

Cada vez que ouço, sinto que cada momento é o momento. A alegria de um dia ensolarado, simplicidade e a natureza. É a música que me dá mais ânimo.

4 – Something (Abbey Road)

É a balada mor de amor. Quem um dia esteve apaixonado, inevitavelmente vai se identificar com essa música. Obra prima do Harrison.

5 – Two of Us (Let It Be)

Um passeio ao ar livre. Sem rumo, mas esperando chegar em algum lugar de muita felicidade. Também é da série que me dá ânimo cada vez que ouço.

6 – I’ve Got a Feeling (Let It Be)

É um desabafo. Sinto minha mente esvaziar, vontade de gritar e por fim uma paz. Tudo isso durante a música.

7 – I Should Have Known Better (A Hard Day’s Night)

Passei a gostar dessa música quando vi o filme “A Hard Days Night”. Canção da fase inicial do fab four sem pretensões, simples. Fala de amor, como a maioria das músicas deles daquela época. Mas a gaitinha me conquistou.

8 – In My Life (Rubber Soul)

Uma das letras mais profundas e nostálgicas da banda.

9 – Getting Better (Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band)

Me faz lembrar dos grandes tempos que passei junto de amigos que hoje não tenho mais o contato freqüente que eu tinha. A alegria de viver uma amizade sincera, só com diversão e união.

10 – Ob La Di, Ob La Da (White Album)

Tem uma das letras mais babacas que eles conseguiram fazer. É o suficiente.

Escolher 10 músicas é tarefa difícil se falando de Beatles. Sempre vai faltar uma que outra. Quem sabe daqui um tempo minha Top 10 não seja totalmente diferente.

Agradeço ao Otávio Martins por essa grande idéia e pela parceria no post hahaha. Confiram lá.

2 Respostas para “Top 10 Beatles

  1. Teu top não parece muito com o meu, mas tá tri também.
    E pelo jeito Something é unanimidade eiuheauie

    Aí vai!

    1) It Won’t Be Long
    2) I Am The Walrus
    3) Strawberry Fields
    4) Something
    5) Helter Skelter
    6) While My Guitar Gently Wheeps
    7) Oh! Darling
    8) Blackbird
    9) She’s Leaving Home
    10) Hey Jude

    As músicas não estão em ordem de preferência, mas sim na ordem preferida.😀

  2. “6 – I’ve Got a Feeling (Let It Be)

    É um desabafo. Sinto minha mente esvaziar, vontade de gritar e por fim uma paz. Tudo isso durante a música.”

    Bah, nessa tu conseguiu expressar exatamente o mesmo que eu penso sobre a música!
    Além de uma das minhas favoritas, simplesmente eu finjo que canto ela, mas porque o que sinto quanto faço tal tentativa é exatamente isso! =P

    E convenhamos, o Rock Roll só deixou de ser uma modinha passageira por causa deles! ^_~

    Cada música dos Beatles me remete algum momento da vida, porque as letras falam de forma simples, em sua maioria, desses momentos que marcam as fases da nossa vida…

    Ah, não sei se comento música por música…

    Bom, vamos ver! =P

    1) Sim, o Single é muito mais tri que a do álbum branco. Só que eu acho que as letras de protesto dos Beatles contra algo, eram de uma forma mais na manha. Não que isso seja ruim, até acho tri, porque como disse o Paul, as letras nunca falaram “Se rebelem contra seus pais!” Acho legal ter tal precaução, pra quando se criticar algo, saber do que se fala!

    2) Bah, eu ouço e dá vontade de chamar uma guria pra ficar dançando que nem baile dos anos 60! lol

    3) Eu diria que é aquela música que dá um gás na vida do cara quando se acorda… Aquela música que dá a sensação de “Hoje é um novo dia! Mundo, estou aqui!”

    4) Talvez a melhor música dos Beatles musicalmente falando… Muitos guitarristas acham o melhor solo das músicas dos Beatles. Eu me emociono ouvindo ela… =D

    5) Essa é uma música que me lembra trilha de filme, que por sinal, já foi trilha… Mas não vale, foi trilha de um filme que a trilha era toda música dos Beatles… No caso, covers! =P

    6) Já comentei.

    7) Ela me lembra a versão que fizeram em português, mas é uma música tri! Ela é parte do álbum que eu acho o mais tri que eu acho de ouvir inteiro.

    8) Essa já é aquela música que eu sempre ouço quando lembro de algo nostálgico… E bah, a mensagem da música é a mais tri que tem!

    9) Eu levo essa música como uma mensagem de motivação também. Aquela coisa que “sempre podemos melhorar.”

    10) É idiota, mas uma vez disseram que era a pior música de todos os tempos é completamente absurdo.
    É idiota, mas foi a primeira música dos Beatles que eu ouvi na vida!

    Enfim, acho que a minha próxima postagem já tem tema… >D

Deixe uma resposta

