A salvação da televisão brasileira

Estava eu prestando minha indignação para a Elisa sobre a má qualidade da televisão brasileira: “afinal, que que esses jornalistas fazem durante 4 anos de faculdade? Fumam maconha!?”, quando me ocorreu a idéia deste post. Então, o que é a nossa tv, eis a pergunta. Márcia Goldschmidt, Faustão, novelas, TV Show (eca!). Desde a manhã até a noite somos bombardeados com programas inúteis com mulheres bonitas (se bem que mulheres bonitas são o forte da nossa tv, e também das propagandas de cerveja), como o Hoje em Dia, da Record (aaah Ana Hickmann…).
Talvez alguém venha dizer: “tá, tu vê seriado americano e reclada das novelas”. Sim, eu vejo. Se existissem “seriados brasileiros” como aqueles, eu assistiria-os também (Sai de Baixo é o único bom exemplo que me ocorre). Mas novela ninguém merece. Confesso que já assisti muita , mas sempre a das 7 (que passa as 8h) que é mais engraçada.
Disse-me, a Elisa, que as tvs americanas e italianas são medíocres como a nossa. So sorry for them.
Pois então chego ao meu objetivo com todo esse bla-bla-bla: criar a minha estação de televisão. Afinal, xingar sem propor mudanças é coisa do pessoal das sociais.

Aí vai a grade:
Manhã (7:00 – 11:30)
Existem várias opções para a manhã. Não que eu me importe muito, pois se não estou fora de casa, estou dormindo. A opção mais clássica é passar desenhos animados, como os Simpsons, para deixar as crianças mais inteligentes. Mas só desenhos animados, sem apresentadoras ex-atrizes pornô. Outra opção é deixar passando videoclipes, à la MTV Lab.

Meio-dia (Período que compreende das 11:30 às 13:30, quando potencialmente stou em cassa para almoçar)
Ali pelo início poderia paassar um programa dando um briefing da agenda cultural da semana. Música, filmes, teatro e todas essas coisas que o povo supostamente não entende e chama de cultura. Aí depois um telejornal falando sobre notíciais locais durante uns 15 minutos, notícias nacionais outros 15. Achou pouco? Quer saber em que ângulo jogaram a Isabella da janela? Vai comprar o jornal, ou muda de estação. Mais 15 minutos falando sobre futebol local, não quero ver os gols da quinta divisão do Paulistão.
Beleza, até sobrou tempo. Isso que é jornalismo eficiente.

Tarde (13:30 – 19:00)
A tarde é o tempo mais banal de todos, porque é a hora que todos estão trabalhando ou estudando. Com exceção das donas de casa e de quem estuda só de manhã (coisa de colégio). Que passem todas novelas e programas de fofoca nesse horário. Ou passem videoclipes.

Noite (19:00 – 22:00)
Também conhecido como horário nobre. Alguns seriados americanos cairiam bem: Two and a Half Men, Big Bang Theory e essas coisas. Poderia passar a segunda edição do super telejornal também.

Madrugada (22:00 – …)
Hora das crianças dormirem. Filme legendado às 22:00. E outro um pouco mais tarde com a Clara Morgane (se é que vocês me entendem). Depois que passem videoclipes, a solução para tudo.

4 Respostas para “A salvação da televisão brasileira

  1. Falando em jornalistas, o curso de jornalismo e o de direito tem uma rivalidade muito forte. Não é à toa que os jornalistas estão sempre atacando os juristas, fazendo o povo assimilar que aquele que apareceu na tv/jornal é igual a todos os outros MILHÕES que nunca apareceram… E quando vão falar sobre a matéria legal brasileira cometem cada erro…
    Ex: Dizer que despacho é recurso…
    A tv italiana chega a ser mais medíocre que a nossa sim. Culpa do Berlusconi. Já a americana não. Esta é superior à tv brasileira. Po, tem Jay Leno, Jon Stewart, Mr. Show (reprises), David Letterman, Sarah Silverman, 60 Minutes, City Confidential, etc. etc. Só reclamo da Oprah na tv americana.
    Simpsons é considerado desenho pra adultos, mas acho que contribuiria para a formação das crianças algo mais elevado do que teletubbies.
    A idéia do meio dia é muito boa.
    Tarde é inútil mesmo. E que vício por videoclipes…
    Sim, seriados americanos, mas bem selecionados… melhor que novela pelo menos. Se transmitissem o Mr. Show legendado no Brasil seria perfeito. Por enquanto youtube ou torrents são a solução. Solução pra mim apenas, mas queria que mais pessoas conhecessem.
    Filme decente legendado no horário das 22h ta perfeito. Meia noite dae a Clara Morgane, até pode ser a Krista Allen, mas é mais legal o estilo da Clara Morgane…
    Videoclipes de novo…que sejam de nyhc em grande parte então =)
    E já que tu ta com um pouco de tempo pra assistir tv e a acha de má qualidade poderias ao invés disso pegar um livro de processo civil e depois uma petição inicial de alguma ação e pensar/raciocinar qual recurso é o adequado, aí quero ver tu continuar dizendo que é só decoreba e que não precisa estudar =P

  2. Sim, jornalistas passam a faculdade fumando maconha. Nunca foi na Fabico, não?

    As televisões estrangeiras são tão toscas quanto as nossas. A única diferença é que eles passam na TV aberta os programas que a nossa passa na TV a cabo. E convenhamos que a TV a cabo pode deixar muito a desejar, mas ainda é melhor que a aberta…

    Não existe público pra seriados brasileiros, na real. Pelo menos não público suficiente, eu acho. Mas ainda é melhor do que novela… De vez em quando fazem umas minisséries com alguma técnica, daí também serve.

    Sobre tua programação: manhã pertence aos desenhos, sem dúvidas! Mas sem apresentadoras ex atrizes pornô ou ninfetinhas.

    Meio-dia é um horário cretino, porque se estou em casa é só pra almoçar, mesmo. Mas realmente, a programação poderia ser mais interessante. Gostei da tua idéia de telejornal.

    De tarde pode ter mais desenhos, pra quem estuda de manhã. E programas como Chaves.

    Noite e madrugada são os horários aonde as coisas interessantes deveriam passar. Seriados bons, filmes legendados, e programas de conteúdo.

    É, não adianta a gente sonhar muito. Mas TV é aquilo: ruim com ela, pior sem ela…

  3. Humilde sugestão que me ocorreu quando eu estava na casa da Alice, ontem: pra substituir aqueles humorísticos sofríveis, comprar os direitos de exibição do Flying Circus do Monty Python e passar em alguns dias da semana. 😀

  4. walter pra presidente… (to sem saco pra longas respostas)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s