Porto Alegre de outro ângulo

Através dos Newsletters que recebo diariamente com as notícias da Prefeitura, fiquei sabendo de uma caminhada que visitaria o Centro de Porto Alegre a pé com a coordenação de um arquiteto. Era o programa Viva o Centro a Pé, instituído pelo atual governo, sendo a iniciativa parte do programa Viva o Centro. Nessa edição o tema era “Palácios”, ou seja, visitaríamos os palácios do centro de Porto Alegre.

A coisa já começou a surpreender desde o começo, pois ao chegarmos (meus pais e eu) ao local da saída, havia um tal de Caminho dos Antiquários. Era o velho recauchutado. Numa região (Demétrio Ribeiro com Borges de Medeiros) cheia de antiquários e feirantes desse tipo, a Secretaria da Cultura resolveu chamar a atenção do lugar colocando esse nome. É um bom projeto turístico, se fosse em Buenos Aires teria gringo indo ver. Enfim, no lugar havia senhores expondo orgulhosos seus gramofones (do tempo que se escrevia “gramophone”) e algumas quinquilharias que qualquer pessoa de 40 anos deve ter. Mais adiante, subindo a Demétrio, havia uma espécie de dia da França – não sei se é sempre ou varia o país ou o que -, com músicas francesas e mais uns antiquários bem bonitos por ali. É realmente algo turístico, pra passar uma hora vagando por ali.

Com o grupo caminhando, fomos em direção ao primeiro ponto: a Cúria Metropolitana. O primeiro palácio da cidade, foi erguida no século 19, quando não havia mais nada em volta. Era o prédio mais alto de Porto Alegre na época. Entramos e recebemos explicações sobre a arquitetura da fachada e dos interiores, como era de se esperar, já que estávamos sob a orientação de um arquiteto. Das explicações que ele dava, fiquei muito feliz de ver que de algo serviu aprender nas aulas de Artes do colégio sobre a arquitetura grega: colunas dóricas, coríntias e jônicas, já que eram os termos mais complicados explanados. É muito legal de poder se entrar em um prédio desses que muitas vezes passei do lado, mas nunca dei bola.

A seguir, nos dirigimos para o Palácio Piratini. Esse eu fiquei animado só com a idéia de entrar lá. O poder máximo do estado. Ao lado da Cúria, e da Catedral, na Praça da Matriz, junto aos outros poderes. É o que mais tem jeito de palácio, embora todos os outros sejam também, só que mais modernos. É uma fachada mais militar, mais quadradão de quartel. De dentro, é o que se espera de um palácio de governo, com escadas e bustos pra toda a parte. O destaque fica para o gabinete da governadora e os salões de eventos, com pinturas do Aldo Locatelli muito boas. Existe a ostentação, mas não tão exagerada como em palácios europeus, até porque Brasil é Brasil, obviamente. Eu quase não queria sair lá de dentro, mas tivemos que seguir o trajeto.

Fomos até o Palácio da Justiça, um palácio do tipo moderno, cheio de cubos e arquitetura moderna, com vidros e tal. Entramos lá e realmente é um belo prédio. Daria gosto de trabalhar lá. Por último, a Prefeitura velha. Depois de ver o Piratini, até perdeu a graça, mas também é um bom palácio, em proporções menores do que os outros que havíamos visto.

Para completar, ganhamos desconto no Chalé da Praça XV, um famoso lugar pra quem é de Porto Alegre, mas meio depreciado pelo fato de estar bem no centrão, no meio da multidão. Ainda assim, é um bom lugar para se comer.

Foi um dia como turista da própria cidade.

2 Respostas para “Porto Alegre de outro ângulo

  1. Eu queria ter dado essa banda… Pena que não deu…😦

    Mas o centro de Porto Alegre é a parte mais tri que eu acho dessa cidade… E não pelos camelôs e vendedores que a deixam tão “especial”, mas sim pela sua história que eu respeito… Aliás, de cidadão porto alegrense eu não tenho nada, mas é tri saber um pouco sobre o lugar onde se mora, acho que isso que dá uma identidade a um povo e tal: referência cultural.

    Outra hora, se quiser, te apresento a cidadezinha aqui que já foi capital! =D

  2. Li tudo. Pareceu algo totalmente excelente =)

Deixe uma resposta

