As Utopias

No início do mês, instigado por comentários alheios e ainda no embalo dos resquícios de pensamentos sociológicos advindos das eleições do DCE, li Walden II (leia-se Walden Dois ou Walden Two). Walden II é um ensaio das idéias loucas e fumadas dum cara chamado Skinner, psicólogo.
Resumidamente, é um livro que trata de uma sociedade experimental autônoma baseada na “engenharia comportamental”. Como eu imagino que nessa tal de engenharia comportamental não exista Cálculo I, prefiro chamar de psicologia. É uma sociedade de iguais, onde as pessoas vivem o sonho da felicidade, trabalhando somente 4 horas por dia para a subsistência e fazendo o que se quer no resto do tempo. É uma sociedade totalmente planejada pelos Administradores, que constitui em uma espécie de governo (apesar de o Skinner negar até a morte que não, mas é). Seria um parente longínquo da tecnocracia, mas sem a interferência diretas dos governantes na vida dos cidadãos.
Essa teorias utópicas são comuns de se encontrar, mas fica a curiosidade de saber como seria a instalação de uma dessas na realidade. Estudando História, descobri um iluminista que teve uma idéia algo que similiar a de Skinner, na qual este pode ate ter encontrado uma fonte de inspiração: Charles Fourier. Charles Fourier, um cientista social do século XIX levantou a idéia de se fazer comunidades auto-suficientes onde as pessoas morassem em moradias de padrão médio, denominado falanstérios. Para minha surpresa, existiram dois falanstérios aqui no Brasil: um em Santa Catarina e outro no Paraná, mas ao que parece nenhum dos 40 falanstérios espalhados pelo mundo vingaram. Bela utopia.

Para outras referências sobre os assuntos tratados, indico, como de praxe, a Wikipédia.

2 Respostas para “As Utopias

  1. Walter, cuidado, próximo passo é o uso excessivo de maconha!

    (brincadeira, ;D)

  2. Como assim? tu faz uso de maconha walter? o_O no creo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s