Leituras de Verão

Se este verão tem sido típico em tédio, está sendo atípico no que se refere a leitura. Contrariando todos os outros verões que fiz listas de livros para ler e não li nenhum, dessa vez não fiz lista alguma e já termino o terceiro livro. Ok, são pockets, mas deem um desconto, não sou dos mais fanáticos por livros enormes.

Comecei quando me interessei por dois livros que vi na estante de um amigo: Iugoslávia, de Jurandir Soares, e Guerra Fria, de Paulo Vizentini. Até agora li somente o primeiro deles, o outro não me apeteceu tanto – talvez pelo tamanho ou o estilo de escrita. Em outra visita ao mesmo amigo, vi Hamlet, de Shakespeare, e instintavemente peguei para dar uma olhada. Quando dei por mim, já tinha lido 5 páginas e logo resolvi levar para casa. Por último, no espírito da matrícula no meu novo curso (Engenharia Ambiental), comecei Ecologia, uma coletânea de artigos de José Lutzenberger.

De Iugoslávia, talvez eu não tivesse me interessado tanto, caso não fossem meus estudos de História para o último vestibular. Durante o século XX, a Iugoslávia esteve em um regime socialista alternativo à URSS boa parte do tempo, fato que me era desconhecido e que fez brotar uma certa curiosidade sobre o tema. Lido o livro com extrema curiosidade, descobri muito dos conflitos que existiam/existem na região dos Bálcãs até hoje.

De Hamlet, a curiosidade por ler um texto de Shakespeare aliado ao formato não-trivial que o texto se comportava (por ser, na verdade, uma peça de teatro) me fez gostar bastante. Além disso, é uma leitura bem dinâmica. Resta agora conseguir ver a peça.

Ecologia traz alguns artigos das décadas de 70 e 80 de José Lutzenberger, o mais importante e conhecido ativista ambiental de nosso estado. Desde aquela época ele alerta sobre os riscos de nossa agricultura capitalizada, além da poluição desenfreada. No início era tido como louco, hoje seria gênio se não fosse tão radical em alguns aspectos.

Acabo Ecologia até o fim da semana, logo estarei atrás de outros títulos para ler. Aceito sugestões.

“Na época atual de crise, soluções humanas, de tecnologia branda e respeito ecológico, são as únicas que têm sentido. Felizmente, começa a escassear o dinheiro para fazer loucuras; talvez possamos então começar a fazer coisas inteligentes”.(A problemática do lixo urbano, José Lutzenberger)

Anúncios

3 Respostas para “Leituras de Verão

  1. Com certeza, foram boas leituras e ainda resta o mês de fevereiro para mais algumas. Ler faz muito bem e é um ótimo remédio para a formação de opinião. Se nosso presidente fosse assíduo à leitura, talvez estivéssemos em outro patamar. Mas se bem que tivemos um letrado como presidente que não fez porra alguma. Em tempo, li esses dias uma frase sensacional de autoria desconhecida. “o Lula foi, talvez, o único presidente cachaceiro e semi-analfabeto que instituiu uma lei seca e uma reforma ortográfica”.

  2. Bah, que indicação interessante, a história da iugoslávia sempre me chamou a atenção mesmo. Leituras de férias sempre são válidas, pra não deixar a cabeça esfriar e ir se preparando para março, hehe
    No momento leio Jorge Amado, depois quero passar para a Revolução dos Bichos, só nos claaaaasicos mesmo eu ando, hehehe

  3. Leituras de férias pra mim são um clássico, não só por que posso ler o que eu quiser (e não “o que eu preciso”), mas também por que é um jeito de não deixar o cérebro muito acomodado!

    Dificilmente recomendo leituras para outras pessoas por que acho que o que eu gosto de ler não necessariamente agradaria outra pessoa. Ou talvez por que eu sei que recomendo sempre os mesmos títulos…

    E os livros pockets são legais! Melhor ler pockets bons do que um livro chatésimo e gigante do qual não se extrai nada e serve só pra dizer que leu.

    Ah, e uma hora dessas tu vai ter que me explicar direitinho qualé a desse teu novo curso, aí…

    =*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s