Comida Rootz

Dia desses, estava passando pelo centro na hora do almoço. Forcei a mente, pois sabia que havia algum restaurante interessante por ali que queria provar. Lembrei: Telúrico. A situação toda já começa pelo nome: telúrico, referente à Terra. E logo de entrada, o vivente que se aprochega já percebe, é comida que vem da terra.
Telúrico, no segundo andar do Mercado Público, é (ou deve ser) o mais conhecido restaurante vegano de Porto Alegre. Sim, vegano: sem carne, sem ovos, sem leite, sem queijo. Alguém mais sabido então diria: então não tem como ser bom. Mas até que tem. Gosto é gosto, afinal.
Entrando, vê-se o cartaz que diz buffet 12 reais e um buffet miúdo à frente. No dia que fui, tinham 4 tipos de sopas, buffet de saladas e alguns pratos veganos. Dentre os pratos veganos, me apaixonei por um bolinho de banana que havia, feito com massa integral. Prontamente lembrei-me da vez que fui até um sítio de permacultura participar da confecção de pães integrais orgânicos. Por sinal, o pão que acompanhava a sopa era igual, mas com um gosto muito melhor do que o que tínhamos feito a primeira vez.
Com o bucho cheio e 12 reais a menos, saí com a certeza de comida vegana não é para mim. Há algum tempo venho frequentando pontualmente alguns restaurantes vegetarianos. Os melhores para mim são os orientais, que tem uma criatividade interessante em seus pratos com legumes. Além de sempre poder recorrer ao tradicional yakisoba. A culinária normal vegetariana, vide restaurantes como Flor de Maçã ou Vida e Saúde (que por sinal, sempre achei que fosse um programa da RBSTV) não me apetecem. Prato Verde é outro que não se mostrou com um custo benefício muito bom, já que são servidas basicamente mil tipos de saladas.
Entretanto, como bom oriental que é, ainda que seja indiano, o Suprem encontra-se no topo da minha lista de preferidos, se é para não comer carne. Comidas diferentes e com sabores diferentes. De comer lá algumas vezes, tenho até adicionado gengibre e curry nos almoços em casa.

Uma resposta para “Comida Rootz

  1. Pior que eu também não conheço o Telúrico ainda. Definitivamente é o mais comentado, embora eu esteja bastante satisfeito com o Flor de Maçã. Já o Prato Verde realmente tem a melhor relação custo-benefício, no entanto, tem pouquíssima variedade de pratos quentes, certa vez que o freqüentei o único prato quente era arroz.

Deixe uma resposta

