Terra à vista!

Amanhã completa 1 mês desde a minha chegada ao lado de cá do oceano. E passou muito rápido. Resolvi, através dessa data, fazer uma reflexão sobre o que vi até aqui, as diferenças e tal.

O Porto é uma cidade universitária por excelência. E com muitos intercambistas da Europa e, principalmente, do Brasil. Conversando com um pessoal de fora (alemães, eslovenos etc), o pessoal vem para cá pois aqui tudo é mais alegre, pessoas mais abertas, mais simpáticas e acolhedoras. Interessante ouvir isso, pois é o mesmo que falam do Brasil. Mas quanto aos intercambistas, nas noites por aí é normal ouvir pessoas falando em inglês, alemão, francês, ou alguma língua indecifrável. E a noite se faz na rua, até umas 4h da madrugada, quando as pessoas ou vão para casa (de ônibus) ou entram em alguma discoteca.

A cidade sofreu transformação recentemente no âmbito do transporte, onde autocarro (ônibus), metro (metrô) e eléctricos (bondinhos!) estão interligados pelo mesmo bilhete, chamado Andante. Em uma situação normal, ao pegar um transporte, a pessoa tem 1 hora para usar quantas vezes precisar o bilhete, fazendo transbordo onde quiser. E o metro é baseado na confiança, não havendo catracas ou roletas por onde passar, só uma máquina para “validar” o bilhete, na entrada da estação. É uma cultura certamente diferente da nossa, mas com uma interligação invejável entre os transportes, funcionando muito bem.

Além disso, todas as paragens de autocarro (por mais chinelonas que sejam) sempre tem uma placa dizendo as linhas que por ali passam e um quadro com os respectivos itinerários e horários que passam por ali! Põe organização! Mas nos horários mais de pico pode chegar a atrasar pra caralho. Mas melhor do que nada. E invejem, o TRI daqui é 11 euros para estudante abaixo de 23 anos e com passagens ilimitadas!

No âmbito da separação de lixo, em todas as quadras há pelo menos segregação entre vidro e o resto, quando não Metal, Vidro, Plástico e “Lixo”, com recipientes nas ruas, numa vaga de estacionamento. Acho que estão querendo fazer algo parecido em Porto Alegre, pelo menos no âmbito do reciclável e não-reciclável.

Na reforma ortográfica, os portugueses saíram perdendo muito. Estão caindo muitas letras de palavras (como baptismo ou actividade) enquanto no Brasil basicamente estamos tirando alguns acentos. Uma curiosidade interessante é que o nossa trema no ü não existe por aqui, foi provavelmente uma influência dos imigrantes alemães.

É mentira essa história de que aqui não tem banana e feijão. Ainda que sejam diferentes, quebra um galho! Por sinal, no RU daqui temos 4 opções de prato (dieta, vegetariano, carne ou peixe) e consiste sempre de uma sopa como entrada e tem o famoso sucão (que ainda que não seja de pozinho, é beeeeeeem aguado). Como na sopa não vem quase nenhum sólido acabo colocando o arroz na sopa, fazendo quase que uma canja. Mas em geral a comida é boa e custa 2,15 euros. O que deixa a desejar é a quantidade, já que é prato feito. De resto nas comidas, salsicha só em lata; arroz no máximo 1kg; 5L de água 0,31 euros (mais barato que no Brasil); os supermercados são bem pequenos (não passam de mercados), pra achar algo mais completo é um parto!

A princípio, essas foram as características mais marcantes da vida lusitana. Resta agora contar das primeiras viagens que fiz: Guimarães e Lisboa. Mas isso fica pra próxima!

Uma resposta para “Terra à vista!

  1. Mazaaaaaaaaaaaah, deusulaivre, waltinho tá faceiro no Porto então é! Hehehe 😉
    Que tri cara, fico feliz que esteja gostando e aproveitando a estadia e pelo que tu escreveste parece uma cidade bem interessante mesmo, ainda mais pelo fato de ser universitária.

    Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s