Morte e vida das grandes pocilgas

Nessa terça-feira tive oportunidade de conhecer A Verdade. Afinal, fiquei muito tempo intrigado sobre a razão do declínio evidente do Bambus na relevância da vida intelectual nessa província. Eis que hoje ao sair da peça O Mapa (por sinal: VEJAM, é muito diferente das peças normais), fui conduzido a um local nos altos da escadaria/viaduto da Borges, cujo nome era Cartunistas. A única referência que eu tinha havia sido dada por um dos atores, que disse que o lugar era uma POCILGA.

O que se pode esperar de um bar terça à noite no centrão? Estava lotado! E logo tratei de averiguar a razão daquele local ser ponto de encontro. O atendimento único, feito por castelhanos, variedade de cervejas, geladeiras caseiras, decoração sou-cult-mas-disfarço, copos clássicos, mesinhas de madeira, aliados ao fato de estar em um dos cartões postais de Porto Alegre, fez o lugar ser frequentado pela nata: pessoal do teatro, universitários meio-intelectuais, meio-de-esquerda, pós-universitários etc. Não me surpreenderia se até o Otto Guerra trocasse o van Gogh pela pocilga.

Aliás, sobre o nome, não consegui encontrar referência do por que Cartunistas. Não vi escrito em lugar algum. O nome pode ser aleatório somente para encurtar a referência de dizer “aquele bar em cima das escadarias da Borges”.

É sempre bom termos novidades na cidade, mas no frigir dos ovos, todo mundo sabe: Bambus é eterno e em breve voltará.

Anúncios

3 Respostas para “Morte e vida das grandes pocilgas

  1. “Aliás, sobre o nome, não consegui encontrar referência do por que Cartunistas”. Como não? O lugar é todo decorado com caricaturas!

    • Não encontrei porque não olhei pras paredes 🙂 Fiquei perdido e embasbacado com a vivência cult que estava a passar naquele momento.

  2. Tu estás muito pseudo-cult pro meu gosto…

    aliás, precisamos conversar, mas é outro assunto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s